Freios

Parte essencial em qualquer veículo, os freios merecem sua devida atenção. Apesar de possuir uma função logicamente simples, existem fatores complexos que farão a diferença em ter um veículo com freios eficientes que dão segurança a você e aos ocupantes do seu carro, e um possível causador de acidentes graves.

 

A função principal de frear um automóvel está sobre o freio, um sistema que precisa estar sempre com a manutenção em dia para poder funcionar e trazer segurança ao motorista e passageiros e que depende de muitos componentes.

 

Tipos de freios:

Freio a disco (As pastilhas de freio comprimem um disco acoplado à roda, que perde velocidade devido ao atrito entre as peças.)

Sistema de freio antitravamento (ABS) (Não deixa as rodas travarem, controlando a pressão do fluido e possibilitando uma freada mais eficiente.)

Freio a tambor (As lonas exercem pressão contra uma superfície giratória, o tambor de freio, e são impulsionadas pelos cilindros de roda.)

Freio de estacionamento (Freio mecânico, com sistema de alavancas e cabos de aço, que travam as rodas traseiras por meio do freio a tambor.)

DICAS

DESLIGAR O CARRO EM MOVIMENTO

Nunca desligue o motor com o carro em movimento. O servo-freio (a peça que deixa o freio macio) para de trabalhar e deixa o pedal bem pesado. Isso sobrecarga o sistema de freio.

DICAS

CRUZAMENTOS E SEMÁFOROS

Ao aproximar o carro de cruzamentos e semáforos, tire o pé do acelerador e mantenha a marcha engatada para que o motor diminua a velocidade do carro. Você evita freadas bruscas e preserva os discos e pastilhas de freio.


BAIXE NOSSO APP

Agende revisões e manutenção, receber orçamentos e relatórios completos dos serviços feitos no seu veículo de forma fácil e prática.