INÍCIOSERVIÇOSAlternador - Linha Pesada

Alternador - Linha Pesada

O alternador tem o propósito de gerar energia necessária para todos os equipamentos elétricos do carro, como por exemplo, dar a partida no carro, ligar o som, o limpador de para-brisas, etc, funciona como se fosse um carregador de celular, porém, neste caso, é um ‘carregador’ que mantem a bateria completa do veículo. Ele também é um componente do sistema elétrico do carro, pois é acionado por uma correia ligada ao motor, assim gera corrente alternada que se transformada em corrente contínua. É interessante revisar este item também caso viajar.

 

Dentro dele existem várias peças e todas com possibilidades de defeito. O mais comum é escova baixa. Houve um tempo que trocávamos as escovas, mas hoje em dia o mais correto é trocar o regulador de voltagem inteiro. O motivo é muito simples: as escovas trabalham presas ao regulador de voltagem. E o tempo também afeta o restante do regulador e não apenas as escovas. De fato são uma peça só. O costume de trocar apenas as escova juntava uma peça usada (o regulador) com um peça nova (as escovas). O resultado era sempre um regulador saturando rapidamente e sobrecarregando a bateria com carga. Como antigamente o regulador completo era muito caro, compensava trocar apenas as escovas dele. Mas hoje trata-se de uma peça bem barata, e é bem melhor que tudo seja novo.

DICAS

LUZ PAINEL

A lâmpada no painel não apaga? O problema deve estar no alternador ou no seu regulador de voltagem. Verifique também o estado da correia de acessórios, a qual faz ligação entre o alternador e motor. Se ela estiver rompida, o alternador não irá girar e consequentemente não carregará a bateria do eu veículo. Se a luz fica acendendo e apagando, intermitentemente, pode ser somente uma falta de ajuste na tensão da correia;

DICAS

ALIMENTAÇÃO

Se você tem ficado sem bateria na partida, e percebe que a luz do carro tem apresentado variações (fica mais forte quando está acelerando o veículo), é sinal que sua bateria já não está mais aguentando carga. A luz acaba variando pois a alimentação pode estar sendo mantida pelo alternador. Nesse caso, o correto é mandar fazer um teste na bateria;


BAIXE NOSSO APP

Agende revisões e manutenção, receber orçamentos e relatórios completos dos serviços feitos no seu veículo de forma fácil e prática.